Casa NIO Amsterdã / MVRDV

Casa NIO Amsterdã / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa NIO Amsterdã / MVRDV - Imagem 3 de 45Casa NIO Amsterdã / MVRDV - Fotografia de Interiores, Armário, JanelaCasa NIO Amsterdã / MVRDV - Imagem 5 de 45Casa NIO Amsterdã / MVRDV - Mais Imagens+ 40

Amsterdã, Países Baixos
  • Arquitetos: MVRDV
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2024
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Duracryl
  • Sócio Fundador Responsável: Jacob van Rijs
  • Sócio: Fokke Moerel
  • Equipe De Projeto: Aser Giménez Ortega, María López Calleja, Elien Deceuninck, Egle Jacinaviciute, Xiaoyi Qin, Jiameng Li, Martyna Maciacszek, Monica di Salvo, Basak Gunalp, Sanel Beciri, Turker Naci Saylan, Giovanni Nardi, Jeremy de Hoop, Aleksandra Sliwinska, Samuel Delgado, Thiago Maso, Ela Kara
  • Estratégia E Desenvolvimento: Sruti Thakrar
  • Direitos Autorais: MVRDV Winy Maas, Jacob van Rijs, Nathalie de Vries
  • Instalações Técnicas: WeMaintain
  • Instalações Interiores: DeHaas Interior Partner
  • Impressão 3 D: Aectual
  • Gestão De Projeto: Turner & Townsend
  • Engenharia: Abt
  • Empreiteira: ToBuild
  • Cidade: Amsterdã
Mais informaçõesMenos informações
Casa NIO Amsterdã / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, Orla
© Ossip van Duivenbode

Descrição enviada pela equipe de projeto. A fabricante de carros elétricos NIO inaugurou sua principal loja na Europa, ocupando um prédio de sete andares na Keizersgracht, em Amsterdã, construído originalmente no final do século XIX. A reforma do edifício para a nova Casa NIO Amsterdã contou com um design de interiores elaborado pelo MVRDV que combina elementos que refletem a identidade da marca NIO com um cuidadoso tratamento do prédio histórico. Agora oferecendo uma ampla variedade de espaços para relaxamento, trabalho, eventos e exposições, os andares do edifício apresentam um gradiente de cores inspirado no slogan "céu azul chegando" da NIO, com tons terrosos nos andares inferiores e um azul arejado que preenche o pavilhão modernista no topo do edifício.

Casa NIO Amsterdã / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ossip van Duivenbode

O edifício tem uma história rica: foi projetado por Jan van Looy em 1891 para a New York Life Insurance Company, tornando-se um dos prédios privados mais altos de Amsterdã. Durante a maior parte do século XX, abrigou a loja de departamento Metz & Co e, em 1933, foi ampliado com um pavilhão no telhado de aço e vidro projetado por Gerrit Rietveld, possivelmente o arquiteto holandês mais importante do movimento modernista. No entanto, em 2013, tornou-se sede de uma loja da Abercrombie & Fitch, o que levou ao fechamento dos andares superiores, incluindo o pavilhão de Rietveld, para o público, e à cobertura de muitos dos detalhes originais do interior.

Casa NIO Amsterdã / MVRDV - Fotografia de Interiores
© Ossip van Duivenbode
Casa NIO Amsterdã / MVRDV - Fotografia de Interiores
© Ossip van Duivenbode

Como em todas as suas localizações ao redor do mundo, a chegada de uma Casa NIO transforma o edifício em algo mais do que um simples showroom de carros. Ele se torna um espaço público multifuncional que contribui para o bairro onde está localizado. No térreo, acima da exposição de carros, há um café com um cantinho infantil em amarelo suave. No segundo andar, está o Fórum, disponível para empresas locais e organizações de eventos realizarem workshops, apresentações e pequenas palestras. Também no segundo andar, há um "Acampamento da Alegria" dedicado às crianças. O terceiro andar oferece espaços de coworking que podem ser reservados e utilizados pelo público. O quarto andar abriga uma galeria de arte e design, que pode ser usada para exibir produtos da NIO ou como plataforma para artistas locais mostrarem seus trabalhos. Finalmente, acima de um quinto andar reservado para os escritórios da NIO, encontram-se os espaços para eventos no sexto andar e no pavilhão do terraço.

Casa NIO Amsterdã / MVRDV - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Janela
© Ossip van Duivenbode
Casa NIO Amsterdã / MVRDV - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela
© Ossip van Duivenbode
Casa NIO Amsterdã / MVRDV - Imagem 45 de 45
Seções

No projeto da MVRDV, a escadaria, com seus detalhes históricos novamente revelados, torna-se um elemento central e é sempre visível dos principais espaços em cada andar para ajudar os visitantes a se orientarem. Em todo o projeto, o espaço é aberto o máximo possível para criar um ambiente claro e arejado, através da remoção de paredes internas, aumento da altura dos tetos e ênfase nas conexões verticais, como o átrio que conecta o térreo ao café.

Casa NIO Amsterdã / MVRDV - Imagem 15 de 45
© Ossip van Duivenbode
Casa NIO Amsterdã / MVRDV - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Dormitório
© Ossip van Duivenbode

A equipe de projeto elaborou uma paleta de materiais que se torna progressivamente mais limpa e clara à medida que o prédio sobe, sugerindo uma jornada atmosférica da terra ao céu. Nos pisos térreo e primeiro, as paredes são revestidas com um material impresso em 3D feito de cartões de bebidas reciclados, desenvolvido em parceria com a empresa de Amsterdã, Aectual, o que confere uma cor terrosa e uma textura estriada às paredes. Enquanto isso, os pisos são feitos com Durabella da Duracryl, um piso terrazzo sustentável feito com recursos renováveis. No nível acima, as paredes e pisos são revestidos com madeira, enquanto no terceiro andar, os pisos de madeira são complementados com tinta ecologicamente correta. O quarto andar apresenta um gradiente alaranjado pêssego em suas paredes, que chama a atenção para cima em direção aos tetos abobadados do prédio original.

Casa NIO Amsterdã / MVRDV - Fotografia de Interiores, Janela
© Ossip van Duivenbode
Casa NIO Amsterdã / MVRDV - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Ossip van Duivenbode

Essa transição vertical gradual alcança seu ápice nos dois últimos andares. As paredes do sexto andar mudam de cor, passando de dourado para azul, o que conduz ao piso, acabamentos e teto em tom azul-celeste do pavilhão Rietveld. Nesses andares, a essência da história modernista é meticulosamente preservada, com acabamentos refinados, como carpetes e cortinas, contribuindo para criar um espaço requintado adequado para eventos como galas e desfiles de moda - assim como era há quase 100 anos. As paredes de vidro do projeto de Rietveld oferecem vistas panorâmicas dos telhados de Amsterdã, completando a sensação de leveza expansiva e proporcionando um espaço para os visitantes refletirem sobre o futuro.

Casa NIO Amsterdã / MVRDV - Imagem 33 de 45
© Ossip van Duivenbode
Casa NIO Amsterdã / MVRDV - Imagem 35 de 45
© Ossip van Duivenbode

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Amsterdã, Países Baixos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa NIO Amsterdã / MVRDV" [NIO House Amsterdam / MVRDV] 31 Mai 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1017071/casa-nio-amsterda-mvrdv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.